No Dia do Cliente, aprenda dicas para conhecer melhor o seu consumidor

13 de setembro de 2024
Portal ContNews

Gerente do Sebrae argumenta que o sucesso vc de um negócio está diretamente ligado à capacidade de entender e atender às expectativas de quem compra do seu negócio.

 

O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, pode ser uma oportunidade para o empresário conhecer melhor o seu consumidor e, assim, aumentar o faturamento do seu empreendimento. Para isso, a pergunta fundamental a ser respondida é: “Quem é o meu cliente?”. Refletir sobre essa questão é crucial para a saúde dos negócios. “As empresas existem para resolver problemas: problemas dos seus clientes. Os clientes têm necessidades, mas, mais que isso, têm desejos e sonhos”, atesta o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto. O objetivo principal de qualquer negócio, segundo ele, é suprir essas aspirações.

Cada interação com o cliente é uma oportunidade de aprender mais sobre ele e, quanto mais você o conhece, mais chances terá de surpreendê-lo e de ter um “fã incondicional do seu negócio”.

Enio Pinto recomenda uma abordagem proativa para captar a percepção do cliente. “Uma coisa que funciona bem é, ao fim de um processo de atendimento, você descobrir as impressões que ele teve. Diga assim: ‘Se você tivesse uma coisa para me dizer, apenas uma, uma única sugestão de melhoria, o que seria?’”, sugere. Dessa forma, é possível acumular informações essenciais sobre as preferências e expectativas. O conhecimento aprofundado do seu consumidor é a chave para oferecer uma experiência memorável.

Veja mais dicas:

  • Delegue tarefas e interaja com os clientes

Para otimizar o atendimento, é fundamental que os empreendedores deleguem tarefas operacionais e se concentrem em interações diretas com os clientes. Ter tempo reservado para entender os desejos e necessidades dos clientes pode fazer toda a diferença no sucesso de um empreendimento.

  • Cada ser humano é um universo

Essas informações serão relevantes, inclusive, para construir um portfólio diverso de produtos e, assim, atender ao gosto do freguês. Por mais “nichado” que seja um negócio, sempre haverá demandas conflitantes ou variadas. O gerente do Sebrae observa que, mesmo mantendo um “núcleo duro” de ofertas, é essencial ter flexibilidade para personalizar parte do que é entregue ao cliente. “Quando você tem clientes com demandas minimamente conflitantes, é necessário que você tenha um mix de produtos um pouco mais diversificado. “Outro ponto destacado por Pinto é a importância da “ativação do cadastro” dos clientes.

Compreender o perfil do cliente permite antecipar suas necessidades e oferecer produtos e promoções alinhados aos seus interesses.

Quanto mais eu entendo o meu cliente, melhor eu atendo o meu cliente; isso é uma lei de mercado.

Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae

  • Oportunidades para crescer

Críticas e feedbacks dos clientes devem ser encarados como oportunidades para o aprimoramento do negócio. Enio Pinto enfatiza que “eventuais críticas que o cliente faz a respeito do negócio, os feedbacks, têm que ser entendidos como presentes”. No entanto, é preciso equilibrar essas mudanças com a viabilidade financeira do negócio.

  • Presença digital

Em um cenário cada vez mais digital, a presença on-line das marcas é indispensável e amplia as possibilidades de interação com os clientes. “É importante ter em mente que o mundo é ‘figital’, físico e digital, tudo junto e misturado”, afirma.

Para pequenos empreendedores, plataformas como Instagram e WhatsApp são ferramentas poderosas que facilitam a comunicação e a realização de vendas. “O pequeno empreendedor lança mão das redes sociais para a venda. O combo Instagram e WhatsApp funciona muito bem e abaixa os custos”, complementa, sugerindo como estratégia divulgar os produtos por meio de vídeos e imagens no Instagram e direcionar o cliente, através de um link, para fechar o negócio no WhatsApp.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: palmiericonsultoria.com.br

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você